Método GBV
Para Micro e Pequenas EmpresasGBV – Gestão Baseada em valor
O método GBV (Gestão Baseada em Valor) consiste em identificar e solucionar as lacunas de gestão existentes na empresa, ou seja, a situação atual em que se encontra e as oportunidades de melhoria em todas as suas áreas funcionais. Assim, conduz toda a Estrutura Organizacional para o seu objetivo principal, representado pela GERAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO. Ou seja, apuração de um lucro supranormal, entendido como uma taxa de retorno financeiro que supera o custo de oportunidade dos investidores / proprietários do capital investido na empresa, desse modo maximizando sua riqueza.
Entendemos que Gestão se faz com uma tríade composta de:
1º VALOR (Riqueza Sustentável) presente nos ativos, ou seja, em todos os recursos investidos na empresa, por exemplo: financeiros, materiais, humanos, tempo, tecnológicos, etc. Assim, devemos identificar e potencializar os ativos que criam valor, que atuam na direção do objetivo da empresa, ao mesmo tempo em que busca-se rapidamente identificar os ativos que destroem valor, no intuito de melhorá-los ou descontinuá-los/substituí-los;
2º PESSOAS (Capital Humano), são as pessoas que executam a gestão, portanto devemos identificar se as pessoas certas estão nos lugares certos, ou seja, se os CHA’S (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) das pessoas coincidem com os CHA’S necessários a cada cargo/função da empresa. As pessoas precisam ser recompensadas, através de um sistema de remuneração estratégica variável, sempre que criam valor para a empresa.
3º MÉTODO (Caminho para atingir metas que geram valor), é necessário constatar se os métodos adotados pela empresa estão adequados para o cumprimento de suas metas. Nesse sentido, nosso trabalho é orientar o processo decisório da organização, presente em todos os seus níveis hierárquicos organizacionais (ESTRATÉGICO; TÁTICO E OPERACIONAL), criando indicadores estratégicos de Valor (Value Drivers), com metas claras, bem definidas e desdobradas para todos os seus membros, garantindo através da gestão, que todas as decisões sejam direcionadas para a maximização do valor da empresa, bem como da riqueza de seus proprietários / investidores, o que se reflete no resultado positivo e sustentável entregue para clientes, demais parceiros e sociedade em geral.
Entenda o que é Custo de Oportunidade
Custo de Oportunidade, ou, Custo do Capital: é um conceito econômico amplamente difundido na literatura de finanças e no mercado financeiro. Ele representa uma opção rejeitada, o retorno financeiro que um investidor obteria em outras opções de investimento, de mesmo ou menor risco, disponíveis no mercado financeiro e que foram abandonadas (descartadas), após assumir determinada decisão de investimento.
Assim, um investidor “abre mão” de outras alternativas de investimento que passam a configurar como um “custo implícito” por uma oportunidade dada como perdida, reconhecendo desse modo que sua decisão gera o melhor retorno financeiro possível.
Vamos a um exemplo simples e simbólico: uma determinada fábrica produziu uma caneta onde o investimento (simbólico) necessário para a produção, por unidade, foi na ordem de $ 0,90 e essa caneta foi vendida no mercado a um preço de $ 1,00, teoricamente a decisão de fabricar essa caneta trouxe um retorno financeiro de $ 0,10, ou seja, 11,11% sobre o capital investido. Mas considere a hipótese de ao invés de fabricar essa caneta a decisão fosse aplicar os mesmos $ 0,90 no mercado financeiro, o qual gera um retorno de $ 0,20, ou seja, 22,22% sobre o capital investido. Nesse cenário, costuma-se dizer no “jargão” de finanças que a decisão de fabricar a caneta destruiu valor em $ 0,10, ou seja, 11,11% do capital inicial, pois o retorno financeiro desta decisão não foi suficiente para “cobrir” o custo de oportunidade deste capital, a oportunidade de investir no mercado financeiro e auferir um retorno de 22,22% (11,11% a mais) foi perdida e isso precisa ser considerado (deduzido) do resultado da decisão do investimento.
Assim, como em finanças, nunca deixa-se de ganhar e sim perde-se dinheiro, o retorno de $ 0,10 proveniente da produção da caneta foi inferior aos $ 0,20 gerados no mercado financeiro e por isso corroeu, nessa ordem, o valor do capital inicial. Conclui-se que essa fábrica só passará a criar valor com suas decisões, se for capaz de produzir a um custo inferior a $ 0,82 ou vendar a um preço maior que $ 1,10.